quinta-feira, 16 de abril de 2009

Nina Simone

Nome Completo: Eunice Kathleen Waymon
Apelido:
Nina Simone
Data de Nascimento:
21/02/1933
Origem:
Tryon- Carolina do Norte – Estados Unidos
Profissão:
Cantora
Gênero:
Gospel, Folk, Jazz, R&B, Soul, Blues
Data da morte:
22/04/2003

Nina Simone foi uma grande pianista, cantora e compositora americana. O nome artístico foi adotado aos 20 anos, para que pudesse cantar Blues, a "música do diabo", nos cabarés de Nova Iorque, Filadélfia e Atlantic City, escondida de seus pais, que eram pastores metodistas. "Nina" veio de pequena ("little one") e "Simone" foi uma homenagem à grande atriz do cinema francês Simone Signoret, sua preferida. Nina Simone também se destacou e foi perseguida por ser negra e por abraçar publicamente todo tipo de combate ao racismo. Seu envolvimento era tal, que chegou a cantar no enterro do pacifistaMartin Luther King.

Casada com um policial nova-iorquino, Nina também sofreu com a violência do marido, que a espancava.Em um breve contato com sua obra, aqueles que não conhecem percebem logo a diversidade de estilos pelos quais Nina Simone se aventurou, desde o gospel, passando pelo soul, blues, folk e jazz. Foi uma das primeiras artistas negras a ingressar na renomada Juilliard School of Music, em Nova Iorque. Sua canção “Mississippi Goddamn” tornou-se um hino ativista da causa negra, e fala sobre o assassinato de quatro crianças negras numa igreja de Birmingham em 1963. Nina esteve duas vezes no Brasil, e seu último show ocorreu em 1997 no Metropolitan. Era uma intérprete visceral, compositora inspirada e tocava piano com energia e perfeição. Morreu enquanto dormia em Carry-le-Rouet em 2003.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nina_Simone

A primeira vez que ouvi Nina Simone eu chorei. Chorei sem saber o motivo. Chorei um choro engasgado, doido, sentido... Parecia que era um choro de décadas, um choro que precisava ser colocado para fora, um choro não só meu, mas de tantas outras mulheres pretas que lutaram (cada uma a seu modo, com as armas que possuíam). Foi um choro de companheirismo, um choro de alivio e compromisso (alivio por me mostrar que não estava sozinha, que existiram tantas outras antes de mim que também lutaram e compromisso com o que ainda precisa ser feito, com a responsabilidade que nós, jovens mulheres pretas, temos com nossas companheiras do passado.
Nina Simone para mim é bem mais que uma cantora de Blues, bem mais do que uma linda e suave voz que consegui ser doce e forte ao mesmo tempo. Nina Simone para mim é a mais um fio dessa tentativa desesperada de construção de identidade, de resgatar uma historia que me foi negada, de respeito com irmãos e irmãs que lutaram contra o racismo, a violência do corpo e da alma. Nina Simone, assim como tantas outras irmãs também foi oprimida, violentada, espancada, mas lutou com a arma que tinha (sua voz) contra isso. Sua historia assim com tantas outras não pode ser esquecida.
Para mim algumas músicas precisam ser ouvidas com o corpo, a alma e o coração, pois muitas vezes elas trazem na sua melodia lindas historias de vida e de luta.
Gostaria de agradecer a uma amiga muito especial que alimentou meu espírito ao me apresentar Nina Simone. Paloma adoro você!