terça-feira, 8 de março de 2011

NO DIA DAS MULHERES UM OBRIGADA A ELES....


Fiquei pensando no que escrever nesse dia. Talvez reforçar as muitas mensagens de repudio ao fim da violência contra milhares de mulheres em todo o mundo. Ou talvez relembrar através de dados estatísticos o índice de desigualdade entre homens e mulheres e o quanto ainda somos vitima do machismo e sexismo. Pensei em escrever referente ao nosso direito de decidi sobre o que fazer com nosso corpo ou então escrever sobre as grandes mulheres que fizeram historia lutando por igualdade de gênero. Enfim tantas coisas para se falar no dia de hoje.

Mas mesmo sabendo que há muita luta pela frente (ainda mais para nós, mulheres pretas) decidir fugir a regra de reivindicações. Hoje venho homenagear a ELES... Homens que apesar da forte pressão machista se mostram diariamente companheiros de luta e de vida. Acabamos por conta de nossas reivindicações lembrando demais dos nossos opressores... E esquecemos falar dos nossos companheiros.

Considero-me uma Mulher de sorte, pois sou cercada de exemplos de homens parceiros e companheiros... Homens que são sensíveis as nossas dores e lutas.

Venho nesse dia dedicado a nossa luta contra a opressão agradecer a todos Eles... Companheiros, pais, irmãos, filhos, parceiros de debates, amigos, amores. Obrigada por nos mostrarem que é possível haver mudanças. Quem bom que toda regra tem sua exceção e eu tenho muitas exceções a citar. Dedico a vocês homens especiais na minha vida, essa singela homenagem. Obrigada pela força que me faz continuar nessa luta diária.

Para não fugir a regra, deixo aqui minha humilde homenagem a todas nós, MULHERES, de fibra.

BENDITAS MULHERES

Benditas essas mulheres da minha terra.

Que trazem as faces açoitadas

Pelos chicotes dos anos

Benditas essas mulheres da minha terra

Que ostentam com orgulho e brilho

As mãos fortes pro trabalho

E as faces coradas de seus filhos

Que abrigam num só regaço,

Dos filhos a energia infinita,

Dos maridos infinitos cansaços.

Guerreiras silenciosas,

Misto de espinhos e rosas.

Sem murmúrios, sem lamentos,

Cada qual com sua cruz.

Rochas parindo água,

Treva parindo luz.

Em um dia de bendita magia

Numa explosão de luz e flor

Num parto sadio e sem dor,

É capaz, bem capaz

Que uma mulher de minha terra

Consiga parir a paz!

(autor desconhecido)