domingo, 8 de março de 2015

DIA 08 DE MARÇO: UM DIA PARA AGRADECER

Hoje quero lembrar e agradecer a todas as mulheres que não aceitaram a condição de opressão imposta por sociedades machistas e sexistas, mulheres que não se contentaram com as migalhas que lhe ofereciam e se rebelaram... Mulheres que sozinhas e em milhares, de maneira simples ou revolucionaria, de forma sutil ou explosiva mudaram seu destinos.  Avos, mães, filhas, irmãs, profissionais, vizinhas, estranhas, companheira de luta e dor... A todas que através de um ato de coragem ser tornaram exemplos de luta e resistência para que tantas outras pudessem se libertar.

Obrigada Harruet Tubman, Dandara ,Aqualtume, Luiza Mahim e tantas outras irmãs sem rosto e sem nome na historia, que não se conformaram com o cativeiro e lutaram pela sua liberdade e pela liberdade de tantos outros irmãos e irmãs.

Obrigada Rosa Louise McCauley , querida Rosa Park,  pelo simples, mas corajoso ato ter se recusado a ceder seu lugar naquele ônibus, possibilitando que a partir daquele momento tantos outr@s pudessem lutar por direitos iguais. 

Obrigada Nadezhda Krupskaya por sua luta revolucionaria na União Soviética, Petra Herrera e todas as Soldaderas que combateram na Revolução Mexicana,  Nwanyeruwa por ter comandado as 25 mil mulheres nigerianas contra as autoridades britânicas no oeste da África,  Capitã Lakshmi que lutou como oficial no exercito Nacional Indiano e Rani Laksmibai que participou da Rebelião Indiana, Celia Sanchez pela luta não reconhecida durante a Revolução Cubana, Simone Adolphine Weil por ter lutado na Guerra Civil Espanhola e na Resistencia Francesa por nos ensinarem que lugar de mulher é na luta armada ou em qualquer outro lugar que ela julgar ser necessário.

Obrigada Sophie Scoll pela criação do grupo de resistência não violenta antinazista “Rosa Branca” Kathleen Neal Cleaver e Angela Davis que contabilizaram dois terços de mulheres no quatro dos Panteras Negras, Adelina escravizada Maranhense que participou ativamente na campanha abolicionista...

Obrigada Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Clementina de Jesus, Jovelina Perola Negra, Tia Ciata, Nina Simone, Mãe Menininha do Gantois, Mãe Beata de Iyemonjá e a tantas outras que utilizou a cultura artística ou religiosa como mecanismo de luta e resistência. 

Obrigada a minha mãe (rosa de nome) e guerreira de historia e a todas as outras mães que lutam diariamente contra todas as formas de opressão... Obrigada as minhas irmãs de sangue, de luta e de vida que compartilham comigo as dificuldades de ser mulher em uma sociedade patriarcal. Obrigada a todas as mulheres que passaram, estão ou passarão pela minha vida, por me ensinar com suas historias como seguir em frente, como resistir, como lutar por um mundo onde podemos nos sentir seguras, iguais, com as mesmas oportunidades de conquistas e direitos. 

Hoje quero agradecer pelos exemplos de mulheres que fizeram e fazem historia, seguindo com suas lutas diárias, cheia de garra e determinação, resistindo a tudo... Resistindo Sempre!

(Preta_dss - 08/03/2015)