Apelido: Nina Simone
Data de Nascimento: 21/02/1933
Origem: Tryon- Carolina do Norte – Estados Unidos
Profissão: Cantora
Gênero: Gospel, Folk, Jazz, R&B, Soul, Blues
Data da morte: 22/04/2003
Nina Simone foi uma grande pianista, cantora e compositora americana. O nome artístico foi adotado aos 20 anos, para que pudesse cantar Blues, a "música do diabo", nos cabarés de Nova Iorque, Filadélfia e Atlantic City, escondida de seus pais, que eram pastores metodistas. "Nina" veio de pequena ("little one") e "Simone" foi uma homenagem à grande atriz do cinema francês Simone Signoret, sua preferida. Nina Simone também se destacou e foi perseguida por ser negra e por abraçar publicamente todo tipo de combate ao racismo. Seu envolvimento era tal, que chegou a cantar no enterro do pacifistaMartin Luther King.
Casada com um policial nova-iorquino, Nina também sofreu com a violência do marido, que a espancava.Em um breve contato com sua obra, aqueles que não conhecem percebem logo a diversidade de estilos pelos quais Nina Simone se aventurou, desde o gospel, passando pelo soul, blues, folk e jazz. Foi uma das primeiras artistas negras a ingressar na renomada Juilliard School of Music, em Nova Iorque. Sua canção “Mississippi Goddamn” tornou-se um hino ativista da causa negra, e fala sobre o assassinato de quatro crianças negras numa igreja de Birmingham em 1963. Nina esteve duas vezes no Brasil, e seu último show ocorreu em 1997 no Metropolitan. Era uma intérprete visceral, compositora inspirada e tocava piano com energia e perfeição. Morreu enquanto dormia em Carry-le-Rouet em 2003.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nina_Simone
Nina Simone para mim é bem mais que uma cantora de Blues, bem mais do que uma linda e suave voz que consegui ser doce e forte ao mesmo tempo. Nina Simone para mim é a mais um fio dessa tentativa desesperada de construção de identidade, de resgatar uma historia que me foi negada, de respeito com irmãos e irmãs que lutaram contra o racismo, a violência do corpo e da alma. Nina Simone, assim como tantas outras irmãs também foi oprimida, violentada, espancada, mas lutou com a arma que tinha (sua voz) contra isso. Sua historia assim com tantas outras não pode ser esquecida.
Para mim algumas músicas precisam ser ouvidas com o corpo, a alma e o coração, pois muitas vezes elas trazem na sua melodia lindas historias de vida e de luta.
Gostaria de agradecer a uma amiga muito especial que alimentou meu espírito ao me apresentar Nina Simone. Paloma adoro você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário