domingo, 29 de agosto de 2010

Negras, lindas, inteligentes e solteiras


Nessa semana eu estava bebendo com umas amigas, em um bar, e me perguntei: “O que faziam quatro mulheres negras, lindas, sábado à noite, solteiras ?” Naquela mesa estavam pretas inteligentes, interessantes e empoderadas...... Hummmmm, acho que esse era o problema!
Os caras ficavam com medo de se aproximar, era como se nós fôssemos morder eles.... tá bom! Quem sabe em outros momentos, mas naquele não! Falamos de reuniões, lembramos de eventos, questões políticas. E homens? Nada, nada, nada e nada!
Lembro da fala de uma de minhas amigas que se referia à mulher negra, sobre o quanto se tornou exigente quando conhece um cara:
“Qual o curso que você faz?”
“Já leu Stevi Biko? Hummmm, e Milton Santos, não?”
“Você faz parte de qual instituição?”
Parece demais e é! Qualquer mulher grande (compreenda grande como símbolo da imensidão do poder feminino) quer estar acompanha por um homem grande também. A resposta para a solidão das mulheres negras é o oposto dessa busca por um ser agigantado.
A maioria dos homens ainda não lida bem com o fato de saber que sua companheira faz mestrado enquanto ele ainda está na graduação, senão com o curso de ensino médio completo, ou sua namorada vai para o exterior enquanto ele, no máximo, foi à Feira de Santana de buzão; ela se veste com tecidos africanos acompanhados de lindos colares, perfumada, com salto, trabalhada na maquiagem, e ele de blusa Mahalo, ou rapper norte-americano. Será querer demais desejar estar acompanhada por alguém à altura?
Isso desenvolve um caos a que eu chamo de Síndrome do Pronome Possessivo da Segunda Pessoa do Singular. Traduzindo... Aquele velho “A nega de Carlos”, ou “Aquela menininha que namora Pedro”... Quando o homem muda de papel e se torna o ser de alguém isso é totalmente inadmissível.A exemplo de minha mãe, sempre que meu pai estava prestes a conseguir um emprego ou promoção, ela incentivava, apoiava, mas quando ela apresentava um caminho de crescimento ele não demonstrava alegria, era aquela coisa Bacaaaaaaaaaana!
Dentro do Movimento Hip-Hop temos inúmeros exemplos de rappers que desfilam com suas namoradas, ele na frente, levando as coitadas pela mão como quem atravessa uma criança na rua, e elas atrás, geralmente magras e baixas, apagadas, invisíveis, caladas e não militantes.
Hoje eu entendo que ser mulher negra GRANDE e ainda militante feminista é saber que sexta à noite você vai sair com um bando de mulher negra na mesma condição que a sua, é passar o sábado chuvoso em casa assistindo a um filme e comendo pipoca sozinha, é querer ver um filme acompanhada e não ter quem convidar ou simplesmente passar o Dia dos Namorados como se fosse uma segunda-feira.

Para saber mais dessa preta maravilhosa visite: http://www.simplesrap.com/search/label/Papo%20Simples

10 comentários:

  1. Lu, esse texto é realmente bom. mas é uma pena (ou não!!) que seja tão real...esse seu blog é mesmo a sua cara! tbm criei um blog. acho que qndo me dedico para escrever nele, fico com meus dias mais contentes... sempre que posso visito o seu tbm pra matar a saudade e tbm me inspirar. depois de uma olhada e me diga o que vc acha... e qndo quiser fique a vontade para postar la tbm é só dizer...abraço Priscila

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindoooo!
    Fico feliz em ver meu texto nesse universo.
    Sou admiradora nata do seu blog, preta!
    Acho que nós mulheres negras precisamos mudar a tática de jogo, para conviver com o homem negro.
    Axé para todas!

    ResponderExcluir
  3. "Qual o curso que você faz?" Essa pergunta foi tirada do texto acima. Quando um homem branco se aproximou de minha prima, essa pergunta que a mesma fazia aos negro que tentaram ter um romance com a mesma anteriorment, dessa vez não foi feita. Estranho, cobra-se muito do negro( carater, boa conduta, estudo, cultura e formação acadêmica) mas, de todos os namorados brancos que ela teve e digasse de passagem sempre a fizeram sofrer, nunca foi perguntado. E também não me lembro te ter visto a mesma namorar um homem negro. Essa exigência tem que valer para todos os homens e infelizmente disso a mulher negra brasileira se esquece, mas de cobrar do homen negro, nunca.

    ResponderExcluir
  4. tenhono meu sangue a cor negra ,,sou moreno claro e sempre e sempre serei apapixonado por essa cor minhas 5 ex sempre a maioria de cor negra digo 4 negras e uma ruiva..não faço diferença de cor todas mulheres me atraem mas a mulher negra faz em mim algo espeçial quando as vejo o sei que desperto algum interesse por elas ..amo que amo a mulher negra...bom sou alex...vulgo chamado preto..bjs a todas negras desse mundão odeio raçismo ou se algume fale mal da cor negra....sou fiel a minha cor......

    ResponderExcluir
  5. Como homem e negro sinto hoje em dia que há uma exigênica, muito grande por parte das negras.
    O texto postado NEGRAS, LINDA, INTELIGENTES E SOLTERIAS ... explica-se por si faz a pergunta já tento respotas ... quero um negro a minha altura, mas será que esticar a mão a este negro/homem, este com certeza chegaria próximo não da perfeição, mas sim de um homem que poderia acompanhar estas negras/mulheres, como uma ótima companhia diante de um video com pipocas.

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Te adoro, sinto falta de nossas conversas, divergências e convergências, temos que resgatar tudo isso!
    Ei, lembra do dia que fiz você passar o maior frio em Paranapiacaba? hehe...
    Muitas, muitas saudades...

    www.viagemdarecuperacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Acredito que muito do foi escrito no texto representa uma realidade vivida por nós homens e mulheres negras, no entanto é preciso levar em consideração O RACISMO como vetor de doenças que nos acomete. Nós homens temos sofremos em varios viezes, mas o machismo combinado com o racismo tem nos pertubado a ponto desermos infelizes. Entretanto a mulher negra que tanto tem lutado para fugir da opressão Racial e de genero, não tem sabido usar o seu empoderamento no sentido de criar um mundo novo e quebrar paradigmas ultrapassados. Tem se estabelecida na relação de poder repetindo os equivocos de nós homens, o que chamo de mulheres macho, pois são fêmeas de hábitos masculinos. Acredito que o grande passo da mulher negra será usar da sua sabedoria e força e descobrir conosco uma equação que seja capaz de conviver-mos e compartilhar-mos crescimentos mútuos, sem desputas e conflitos que vem destruindos relações poderosas que se desse certa era um parceria para combater e irradicar o racismo, esse sim é o inimigo cumum a ser destruido. Que as mulheres negras segam sua marcha e avance nas conquistas e que possa contar com os homens lado a lado e perceba que a realidade é uma despropoção entre homens e mulheres e isso cria uma demanda que na hora do conflito nós homens negros covardementes corremos e fugimos para outras trincheiras que está nos esperando de braços aberto. Precisamos refletir sobre esse assunto para dar outras alternativas a juventude negra.

    ResponderExcluir
  8. Olá querida... amie o seu blog. Também fiz um recentemente pra mim. Seria um prazer compartilhar algumas escritas e leituras com você.
    A construção do ser mulher é processo doloroso pra nós que vivemos numa sociedade que nos cerca o tempo todo e nos exige detemrinados padrões. Quando entrei no movimento a primeira coisa que meu namorado na época me disse, foi: "isso é coisa de quem não tem o que fazer"

    Parabéns pelo texto nega...

    ResponderExcluir
  9. Adoro a cor negra de tanto que as minhas três ex-mulheres eram de cor negras. Sou um apaixonado por essa cor linda!
    A próxima a viver comigo será de cor negra. Sou fascinado por essa cor! Não consigo entender como têm pessoas que criticam essa cor tão linda, mas sei o porquê é por não saber o que é bom!!!

    ResponderExcluir
  10. Sou branco e um fato me intriga. Entrei num site de relacionamentos, afinal estou solteiro, e algo começou a acontecer repetidamente. A quase totalidade das mulheres que deliberadamente puxavam assunto era de negras. Nunca nenhuma loira, ou ruiva, ou oriental. Se um fenômeno se repete tanto, deve ter uma causa por trás disso. Oq pode ser? pq elas tomam a iniciativa? pq elas estão solteira? qual a sua explicação?

    ResponderExcluir