domingo, 10 de julho de 2011

BALANÇANDO SOB A LUZ DO SOL: STRESS E MULHER NEGRA

Balançando sob a luz do sol, a melancolia há de esmorecer. Balançando sob a luz do sol, as lagrimas hão de secar. Quando as mulheres negras foram trazidas à força para o litoral americano, sendo escravizadas e mais maltratada do que gado, elas trincaram os dentes e, decididas a sobreviver em seu destino, deram a luz ao blues, a melancolia. Desde então, todas as mulheres afro-americanas têm procurado uma cadeira de balanço e a luz do sol para espantarem suas tristezas...

Você já se perguntou alguma vez por que tantas mulheres negras parecem sentir raiva? Ou por que caminhamos como se carregássemos tijolos nas nossas bolsas e fossemos golpear e maldizer uma amiga simplesmente por ter derrubado um chapéu? Isso acontece por que o stress é a bainha das nossas roupas, esta grudado aos nossos cabelos, impregnado em nosso perfume e pintado em nossas unhas. O stress vem de sonhos adiados, de sonhos reprimidos; vem de promessas não cumpridas, de falsas promessas; vem de sempre estarmos por baixo, de nunca sermos consideradas bonitas, de não nos valorizarem, de tirarem vantagem de nós; vem de sermos mulheres negras na America Branca. Por quanto tempo você acha que pode prender a respiração sem ser asfixiada? Sim, as mulheres negras se suicidam!

Nós nos matamos quando paramos de sorrir; quando tomamos drogas para abafar a dor de ser negra; quando, no desespero de ter “alguém”, permitimos que nosso companheiro ou companheira nos violente física e mentalmente; quando permitimos que privilégios de classe, renda, cor, aparência ou preferência sexual nos dividam; quando mês após mês choramos sozinhas sem ter com quem desabafar. Estamos estressadas. O stress conduz de tal forma as mulheres negras à loucura que nos tornamos especialistas em camuflar nossas angustias.

Nós que inventamos o blues e cantamos canções que nos aqueciam como toalhas quentes, precisamos encontrar cadeiras de balanço; e precisamos encontrá-las já! Deixe que aquela cadeira de balanço faça às vezes de um beijo de uma amiga, um abraço, um aperto de mão, um jantar improvisado, um cafezinho, um ouvido atento, um caminhar lado a lado ou um conselho não solicitado... As mulheres negras se conhecem bem; devemos ajudar umas as outras e dar continuidade ao nosso balançado.

Opal Palmer ADISA

(Escritora e autora de vários livros de contos e poesia.

Nasceu na Jamaica e atualmente vive em Oakland, Califórnia).

3 comentários:

  1. Confesso que quando criança me sentia diferente nunca feia sou a mais velha do segundo casamento da minha mãe minhas 3 irmãs mais velhas são brancas sendo 2 com olhos claros.MINHA MÃE CASOU COM M NEGÃO rss,só me senti melhor com a chegada da mais nova claro negrinha rs.
    Eu particularmente sofri pouco com racismo,detalhe os únicos lugares que me senti excluída foi entre negros.
    Uma amiga me disse que seria pelo motivo de não ter estilo (o que seria ter estilo) andar com cabelo black?perdão mas meu cabelo e ondulado não da para fazer, também tentei fazer tranças mas dói demais, me maquiar? perdão detesto ate batom,ter uma bunda maravilhosa KKK só se eu comprar. não meu corpo e normal tenho 33 anos 1,65 e peso 52 k .

    vou contar uma pequena história que aconteceu comigo e não vou mentir em nada,
    quando estava c uns 25 anos fui visitar minha irma e sinceramente fui o centro das atenções de TODOS homens,mulheres,negros e brancos,me senti péssima como se estivesse nua,não sabia o porque já q eu estava de calça e baby look .
    alguns dias depois uma amiga da minha irmã (claro sem saber da nossa ligação) comentou com ela que iria colocar um aplique,porque ela viu uma negra que onde passava todos falavam que mulher linda (segundo ela)era por causa do cabelo(isso não é racismo? pra mim é).Claro que minha irmã percebeu na hora que era de mim que ela falava.
    conclusão EU JAMAIS VOU FAZER COMO ESSA INFELIZ,OU ME REBAIXAR DIZENDO QUE SOU FEIA SEM SER APENAS PELO FATO DE SER NEGRA,NÃO QUERO NADA DAS BRANCAS.
    Eu queria ter os lábios mais grossos um nariz maior,poxa não tenho,paciência SOU NEGRA SOU MAGRA SOU LINDA E CLARO SOU FELIZ.
    Nunca tive problemas com namorados,sou casada a 8 anos com um moreno.
    outra coisa PRETO p mim é cor EU sou NEGRA.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que toda mulher negra questiona o fato de ser negra em todas as questões política,social e econômica. É preciso que seja assim. É uma ferramenta que nos mantém conscientes dentro de um contexto multifacetado,diversificado e que desafia não somente o negro e a negra. A realidade do mundo desafia as forças interiores e de valor de qualquer pessoa, situação, etnia, religião, compleição física, capacidade intelectual, idade, deficiência...
    Eu ressalto a importância de questionarmos e lutarmos por uma posição de valor. Mas os desafios de alcançarmos este patamar é de toda pessoa vivente, independente do gênero e a cor. É mais difícil para alguns segmentos? Sim. Mas cada um sabe da sua medida.Eu sou negra e adoro homens brancos.É uma preferência minha. Nem por isso me vejo como uma traidora dos homens de minha raça.Aliso meu cabelo. Eu gosto. Eu coloco cabelo artificial.Eu gosto.Eu uso roupas afros e dos mercado branco. Eu gosto.Nem por isso me vejo uma negra,que não enxerga a realidade. Eu enxergo. Procuro soluções.Não posso ver a sociedade com os olhos da cor.Procuro uma verdade que funciona para mim. E esta verdade é olhar além do que meus olhos presenciam. Pois eu também vejo muito negro preconceituoso,preguiçoso,que se coloca como vítima da sociedade para justificar sua falta de vontade em se aprimorar, estudar e ser relevante nesta sociedade.

    ResponderExcluir
  3. chorei ao ler esse texto...muito emocionante... e quantas vezes já chorei e senti isso na pele...ir para uma festa e parecer ser invisivel, ninguem quer amizade com negros, ou pobres, somos tratados diferente com certeza, principalmente as mulheres...,vivemos na luta constante de se auto-aceitar, culpa dessa sociedade racista, crianças crescem se odiando, odiando o cabelo e a cor, porque vê isso constantemente na midia... espero que um dia, possamos vencer tudo isso.

    ResponderExcluir