domingo, 16 de dezembro de 2012

Essa é a historia da Miryam ... Uma mulher preta que corajosamente resolveu compartilhar sua historia para que outras pretas possam entender como a racismo pode nos afetar. Muito obrigada por partilhar sua historia com a gente Miryam.


Olá preta, sou uma mulher negra e numa pesquisa sobre casais multirraciais encontrei o teu site, que estou a explorar agora mesmo. Quero antes de tudo dar-te os parabéns pelo blog e dizer que realmente gostei bastante das matérias, dos poemas, das reflexões e dos comments... Transmitem realmente aquilo que é a nossa vida, o nosso quotidiano em que nós, mulheres negras, lutamos constantemente para provar o nosso valor e ser reconhecidas, o que mostra que somos mulheres de garra e muito determinadas.
Tenho formas redondas, ancas largas, enfim, sou a típica mulher africana com tudo o que isso inclui em termos físicos, e acho que os homens só se interessam por mim pelo meu corpo, querem passar um bom bocado, querem ter prazer momentâneo comigo e se divertir, a primeira coisa que lhes vêm à cabeça são pensamentos lascivos. Sou abordada muitas vezes na rua, carros a buzinar, velhos e novos já me ofereceram dinheiro muitas vezes. Foi difícil quando me apercebi disso, queria ser normal e me perguntava: será que não sou uma rapariga interessante, será que o que conta realmente é só o meu corpo?  Às vezes sentia-me mal com o tamanho do meu bumbum, achava-o demasiado grande. Outras vezes desejava ter um seio mais pequeno.
Hoje em dia, com 22 anos e mais madura, sou mais confiante. Aprendi a gostar cada dia mais do meu corpo e a tirar partido dele, pois aquilo que Deus me deu de forma natural é o que outras mulheres pagam para ter. Faço step, workout e lifting e ginásio, uso roupas para exibir aquilo que tenho de bonito em mim. Me orgulho dos meus lábios grossos, da minha pele escura e do meu cabelo crespo. Sou gostosa mesmo, e daí? 
O meu valor não se limita a isso, e acho que cabe a cada uma de nós provar que a nossa cor de pele não define o que nós somos, há antes de tudo uma mulher dentro de nós que é isso mesmo, uma mulher, que merece ser amada e respeitada. Aprendi isso com o meu namorado e futuro marido, que me valoriza por aquilo que sou e me faz sentir a mulher mais amada do mundo, mesmo sendo uma relação à distancia (ele é polaco e eu vivo na França).
Não me canso de dizer que ninguém é melhor que ninguém e que não é por sermos negras que somos inferiores ou incapazes, mas a sociedade está assim estruturada e infelizmente é o que ela transmite. Mas não cruzem as mãos, não se conformem, não se submetam!!! Invistam na vossa formação e educação, refinem-se, maquilhem-se, sintam-se a vontade para entrar em qualquer loja de luxo e ver as novidades, acreditem que podem conquistar qualquer homem, que podem frequentar qualquer ambiente, e vir a ser o que bem entenderem neste mundo. Basta acreditar e fazer por isso! È o que eu tenho feito e vou continuar a fazer! 
Cheers from France,
Miryam

4 comentários:

  1. Parabéns Miryam! Você está coberta de razão! As mulheres negras tem que se valorizarem mesmo. Por que só os homens negros aparecem mais na mídia? Onde fica as mulheres negras que não aparecem ao lado dos negros? Quando aparecem homem negro na tv, a mulher negra não aparecem ao lado dele e sim uma loira. Por esse motivo, parabenizo o Presidente do Estados Unidos. Ele está sempre ao lado de sua esposa, mostrando que sua esposa é negra e está sempre ao lado dele como uma perfeita dama, mostrando que o sucesso dele, também é dela. Ao lado de um grande homem, tem sempre uma grande mulher e parabenizo essa atitude. Aqui no Brasil, o negro aparece ao lado de uma loira e não sei por que as negras não aparecem. Elas tem o mesmo direito que os homens. Sou branco e sou casado, mas, se não fosse gostaria de conhecer uma mulher negra e faria questão que a sociedade conhecesse ela pra verem que elas existem e não só os negors, como se vê hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. As mulheres negras têm mesmo que se valorizar! Têm que assumir a verdade de que são belas, são pessoas e merecem respeito. Isso é fato! Embora, para ser honesta, eu pense isso a respeito de todas as mulheres. Sou professora, tenho e tive muitas alunas lindas (brancas e negras) que, não entendo por quê, dizem que se valorizam mas ao mesmo tempo se deixam usar pelos homens como se não tivessem na realidade o poder que têm. E sinto, para meu pesar, que nessa situação, a mulher negra perde mais do que a branca. Infelizmente a sociedade em que vivemos é hipócrita e racista. Uma mulher branca tem mais consciência de sua beleza do que muitas mulheres negras, uma mulher branca tem mais facilidade para "levantas, bater a poeira e dar a volta por cima" do que uma negra, acho que principalmente porque as negras em geral são de famílias mais pobres. Enfim, não sei se estou conseguindo me fazer entender, o que quero dizer é que na minha visão TODAS as mulheres precisam se valorizar, mas as mulheres negras, precisam mais do que as outras porque muitas ainda não se deram conta de que são maravilhosas e lindas. Elas precisam SABER que são lindas, que valem muito, que não precisam e não devem deixar NINGUÉM humilhá-las.

    ResponderExcluir
  3. mas as mulheres negras quando tem os traços finos tem bem mais facilidade de arrumar alguem (ate mesmo para casar) do que aquelas que tem traços fortese a realidade......

    ResponderExcluir