sábado, 10 de agosto de 2013

Não Nasci Pra Ser Bonita: A Autoestima Da Mulher Negra

Thaís Vieira

Quando tinha 13 anos de idade, fui ao clínico geral para fazer uma consulta de rotina. Estava  com o uniforme da escola e tranças,-  toda feliz pois tinha aprendido a fazer tranças aquele dia - entrei na sala junto com a minha mãe (que é negra também). O médico era branco e logo quando entrei ele já me mediu da cabeça aos pés. Me examinou e tudo mais. E antes de eu sair da sala, me deu recado:
“Como você sai de casa desse jeito, com esse cabelo, com essas tranças malfeitas, não passa um batom, não usa brincos? As meninas da sua idade não são assim, elas se vestem bem, são melhores. Como quer conseguir um namorado desse jeito?”
Depois de escutar tudo isso eu não consegui falar mais nada, minha mãe concordava com tudo o que o médico dizia, o que me deixou mais triste. Quando cheguei em casa, eu chorei. No dia que estava me sentindo bonita, aquele médico tinha me arrasado com todas aquelas palavras.
Além de ele cagar regras na minha aparência, estava me comparando com as meninas da minha idade, da escola, mas essas meninas não usavam tranças, não tinham cabelo crespo, essas meninas não eram NEGRAS. Desde criança minha beleza sempre foi comparada a de uma menina branca. Na listinha das meninas mais bonitas da sala meu nome nem estava lá.  Quando as tias da escolinha penteavam meu cabelo, eu só escutava comentários como “cabelo duro”, “cabelo ruim”. Nas brincadeirinhas sempre alguém me apelidava de MACACA ou chamava meu pai de ORANGOTANGO.
E assim fui crescendo sem autoestima nenhuma. Quantas vezes minha mãe alisava o meu cabelo para ver se as coisas melhoravam? Quantas vezes me achei a menina mais  feia? E quantas vezes chorava por não ser o padrão de menina bonita que os meninos tanto desejavam, que por coincidência era branca e tinha cabelos lisos?
Agora com 16 anos percebo que aquele médico racista após me dizer tudo aquilo não entende nada de autoestima. Diante de todas as dificuldades que nós mulheres negras temos que enfrentar, nos aceitar como somos, gostar de nós mesmas é uma questão importante, isso sim é autoestima.Tenho orgulho de ser negra, ter “cabelo duro” e andar do jeito que eu quiser.
E mulheres negras: não deixem que o racismo e o machismo nos abale, somos lindas, somos negras. E 
devemos nos orgulhar disso.


18 comentários:

  1. Sempre somos vistas assim e isso tem que mudar, a comecar por nos mesmas e nao permitindo tamanha agressao seja de quem for.
    Estou me candidatando a um Mestrado que aborda o tema genero, etnia e diversidade. Seu blog sera mto util pra mim. Patricia
    paty12023@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso ter encontrado essa linda obra!parabèns!!!!eu acabei de ser muito humilhada por um Finlandes,amo tanto esse homem,e ele deixou claro que por minha cor,mesmo me achando linda,educada,fina,eu nao poderia fazer parete do mundo dele.Um homem lindo,dono de uma beleza jamais vista,mas me humilhou tanto!achei viver um conto de fadas com ele atè hoje ele andar de maos dadas com uma mulher branca,uma Ucraniana,linda!felizes eles demostram todo amor e cumplicidade,andam de maos dadas,algo que ele nunca fez comigo,e hoje sei que por pura vergonha e preconceito.Me amava,mas entre quatro paredes,para a sociedade eu nao poderia e nem deveria aparecer.Mulher NEGRA!!!!hoje apenas vergonha,e completamente humilhada,atè que um dia essa dor que me arruinou a minha vida passe.Nascer branca?olho azul?eu nao escolhi,e nao sou infeliz por ser negra,mas passo pelo processo de aceitar a mim mesma depois de ser trocada como um corte de carne podre.
    Rayka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo texto. Com tudo isso vejo que o primeiro passo já foi dado.Reconher que o problema existe e encontrar apoio em amigos, familiares, ou até mesmo conscientizá-los. O segundo passo será combater isso. Eu comecei a combater assumindo meu cabelo natural e cuidando dele como nunca cuidei. Hj descobri e tem muita gente descobrindo isso, um tipo de crespo diferente do que as pessoas estão acostumadas. Além disso acho que ter consciência do seu valor, investindo tanto no seu bem estar pessoal, na sua aparência,na sua formação profissional e acadêmica são para mim chave pra tudo.E por mais que eu veja os homens negros, de baixa auto-estima procurando as mulheres morenas e loiras, porque acham que vão "ascender" socialmente, querendo fazer das negras amantes deles...minha preferência será sempre homens negros. Sei q o amor existe e ele não tem raça, mas aqui em Salvador, uma cidade majoritariamente negra, você vê poucos casais negros(sinal de que algo está errado).

      Excluir
    2. Não existe algo que se possa dizer sobre isso,Rayka.Pq você se interessou por esse cara?Pela aparência dele? Eu tbm me desiludi com alguém,mas não sou eu o negro da história;fui discriminado pela família dela,que é negra,não me consideraram bom o suficiente p ela. Cheguei a conclusão que o preconceito não é de uns,mas de todos,independentemente da cor da pele. Vc sofreu,eu sofri,assim como mtas outras pessoas nesse mundo afora.Não devemos sofrer com o que não somos ou pelo que somos.Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. E você... O que pensa disso?

      Excluir
    3. Sou brasileiro descendente de italianos. Adoro a mulher negra. Elas tem algo que me atrai, não sei explicar. Minha namorada é negra, andamos de mãos dadas sim, com muito orgulho, ela não tem a beleza das negras estampadas aqui, porém eu a amo pelo que ela é! Chamo ela de criola, neguinha, negona, pretinha, tudo na base do carinho e ela adora e me ama do mesmo jeito..... não troco ela por branca nenhuma. Lamento os depoimentos das negras que foram desprezadas por brancos. Te amo Dinamara!!!

      Excluir
  3. eu me vi nesse discurso.. nao irie dizer que tenho cabelo crespo, pq infelizmente sou misturada, mas ser negra, e sempre fazer trancinha, e ser chamada de macaca, putz eu ate achava que isso nunca iria parar. ate hj com 24 anos, algumas pessoas me veem como se eu fosse um animal irracional, por causa disso eu cresci sem auto estima nenhum, sempre me rebaixei por causa disso.

    ResponderExcluir
  4. Queria saber quem de nós pretas não lidamos com esse tipo de preconceito na vida.. crescemos lutando contra os nossos cabelos pra tentar entrar no padrão da mulher perfeita e nunca conseguimos. Passo por isso no momento mas sei que um dia vou ter forças pra me assumir preta e linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preconceito, esta partindo de vc mesma, sinal que sempre vai se sentir mal quando um branco(a) te desprezar, temos que nos impor dentro da sociedade, foi DEUS quem criou e DEUS é perfeito, quem tá sendo racista, esta contra DEUS também portanto lembre-se nós somos negras sim e temos que estar preparadas, sempre pra algum, ato ou ofensa em forma de sutileza ou a discriminação descarada mesmo que infelizmente ainda acontece, hoje nós temos a lei a nosso favor e futuramente mais coisas tbm.

      Excluir
  5. às vezes o que me ajudou foi "tapar os ouvidos" e procurar referências. não conseguiria nem metade da autoestima, e olha que falta chão, se ficasse muito alheia ao ambiente.

    ResponderExcluir
  6. Sou branco...diria branquelo, minha mãe não teve leite para mim e fui amamentado por uma mulher negra,eu e o filho dela éramos amigos inseparáveis.Fico triste quando vejo um negro se tornar famoso e correr feito cachorrinho atrás de uma loira dando assim o exemplo para os demais.Nem preciso citar exemplos,vide Pelé e muitos outros,seria lindo se aceitar,amar a própria origem,a partir dai serão respeitados , a inteligência não tem cor.

    ResponderExcluir
  7. Dane-se a mentalidade racista!

    Isso só vai ter um fim se o negro revolucionar: abaixo cabelos alisados e toda forma de enbranquelamento, negando nossa linda identidade. Ser original é se assumir!!!!!

    [Qual mulher/menina negra não se identifica com esse depoimento?]

    Jaqueline

    ResponderExcluir
  8. na boa ..eu sou parda mas eu nao usaria o cabelo black power acho feio esse penteado cabelo para mim tem que ser liso ,alisado ou com tranças combina mais comigo pois eu tenho feiçoes finas e ascendencia europeia africana e indigena ...( antes que digam que eu fui manipulada pelo padrao europeu deixo claro que nao e isso ....eu realmente nao gosto desse penteado cada um usa o cabelo que achar melhor.........

    ResponderExcluir
  9. Desde de criança escuto comentarios sobre minha aparencia nao ser a adequada. Me lembro de comentarios feitos ate por minha mae afirmando que preferia pentear o cabelo de uma prima minha que era liso, falando em resposta a um tio que me elogiou que eu nao era bonita bonita era a filha dele que ele estava sendo agradavel, lembro ate de um namorado que tive que deixou escapar que a beleza para ele era loira, ja fui chamada de vergonha da familia por um primo quando menor( da parte mais clara da familia), me lembro de observar a pouca quantidade de colegas negros na escola (era particular) e diversas coisas do tipo. Muito precisa ser mudado em nosso pais e ao meu ver o ponto de partida deve ser realmente a conscientizaçao dos negros sobre o valor da diferença desde a infancia, infelizmente para a maioria das pessoas esta noçao so começa depois de muito tempo de opressao o que tras danos horriveis. Lembro-me de na adolescencia ter começado a perceber que o problema talvez nao estavesse em mim e sim nos olhos do mundo para a minha cor e como resposta passei a me recusar a continuar alisando os cabelos nao por achar cabelos alisados feios, embora ache natural mais bonito, mas por perceber que o que fazia nao era por achar que combinava mais comigo e sim uma tentativa de me tornar o que o mundo aceita e aprecia me conscientizei que estava tentando me transformar no que nao sou. Ha 5 anos que isso aconteceu e ainda hoje percebo que muito ainda precisa ser feito para superar todos os danos que o racismo velado ou nao, me trouxe e tambem para que os pensamentos e atitudes discriminatorios nao mais traga sequelas aos brasileiros que estao por vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível. o seu relato é também a minha história. sempre fui comparada a outra pessoa da família que possuía "o cabelo liso" e esta característica a fazia "superior". sempre somos vistas com menosprezo e desrespeitadas pelo fato de sermos negras ou de portarmos características negras. na infância isso machuca e muito, mas quando começamos a entender que se trata de uma questão cultural (entenda-se racismo e machismo) e não pessoal, ficamos mais fortes diante da opressão.

      Excluir
  10. sejamos realistas as pardas ou mulatas realmente bonitas tem ascendencia europeia a beyonce por exemplo tem ascendencia francesa indigena e africana e vanessa williams( miss eua) idem e a Kat Graham(bonnie the vampire diaries) tem ascendencia judia russa e africana..miss italia nel mundo 2011 tem ascendencia italiana portuguesa indigena africana...elas sao lindissimas

    ResponderExcluir
  11. Conheço, negros e negras sem ascendência européia bonitos sim, é a mídia, que implanta na nossas mentes que a mulher pra ser bonita, tem que ser clara, cabelos compridos, tem que ter corpão, ou então a negra pra ser bonita, tem que ter traços europeizados, tipo Camila Pitanga, Byonce,etc.... A gente até ver algumas negras se achando superiores por conta disso se sentem privilegiadas, mas muito cuidado minhas caras, uma coisa é o homem te achar interessante e querer te apresentar a família dele como namorada, outra coisa é te achar interessante e apenas querer te levar pra um quarto de motel e nunca te apresentar como namorada, portanto se valorizem em primeiro lugar e não fiquem contando vantagens procurem enxergar mais isso. Já em relação aos negros que só querem se relacionar com brancas e discriminam as negras, muitas das vezes as brancas estão se relacionando com vocês pela falta de opção hoje em dia viu,tem muito pouco homem querendo levar uma mulher a sério, todo mundo sem exceções esta sentindo isso na pele, por conta da banalização das coisas hoje em dia, muita das vezes o sonho de consumo delas que é o branquinho de olhos azuis que não estão dando o valor que vcs dão e daí acabam se recorrendo a voces por falta de opção viu, em muitos casos(não em todos) voce vê um negro muito bem ascendido em sua carreira, um negro qualificado com uma branca, não tão qualificada assim, queiram pra vocês pessoas de seus níveis também os brancos veem isso também, porque com voces será diferente, entre uma branca mal- qualificada e uma negra bem - qualificada deem preferência a negra, se pensam em se casar hoje em dia isso conta muito, afinal ninguém vive só de amor né, isso quando eles não pegam uma branca considerada pelos brancos o patinho feio né( gordinhas, feiinhas, enfim as que os brancos rejeitam) . E a nós negras que também existimos apesar de não parecer muito né, nos resta querermos o melhor pra nós, não só em relacionamento mas na vida também, pra começar temos que nos aceitar do jeito que somos, pois somos belas não deixamos nada a dever as outras, se relacionar com pessoas boas, que nos valorize, que sentem a nossa ausência, seja em amizade, no serviço ou em namoro, temos que batalhar um bom emprego sermos independentes e no impor cada vez mais, babaca daquele que achar que não somos capazes, prove a eles que somos capazes sim. Eu não diferente de vocês também ja passei por preconceitos na infância e na vida adulta também,ja que muitas das vezes o preconceito não esta só em uma palavra dita não, esta em gestos, em olhares, em atitudes e eu superei isso e estou pronta para a próxima vez se tiver e com com a resposta na ponta da língua. Aqui fica meu alerta as mulheres da minha raça, espero ter ajudado a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou negro bem qualificado....mas cadê as mulhere negras com qualificação ou sem qualificação? Reclamação é o que mais vejo, mas, também não vejo acçã por parte das mulheres negras, pois dizem que gostam de negros somente quando sao feias. Quando bonitas, só conversam com brancos..então não adianta criticar negros que procuram brancas..faz 14 ano que só levo patada de mulher negra...e com branca gorda e feia nem vem que nao tem pois não sou step de gente branca com baixa estima e desesperada.

      Excluir