quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Agradecimentos...

Olá!
Quando escrevi o texto a baixo fiz em forma de desabafo...Ele veio de feridas pessoais, historias compartilhadas de irmãs pretas que também passaram pelo que eu passei. Não imaginei que esse texto fosse gerar tantos comentários e tanta divulgação. Varias pessoas escreveram suas experiencias a cerca desse tema. Mulheres pretas de diferentes lugares, histórias ou classe sociais compartilhando da mesma ferida, expondo suas dores, mexendo em feridas, libertando-se da opressão causada pelo racismo e machismo e resgatando diariamente sua estima, enxergando-se como Mulheres Pretas e Lindas!!! Muitos homens pretos e brancos também compartilharam suas experiencias, escrevendo sobre seus medos, suas omissões (no que diz respeito a situação da mulher preta nessa sociedade), suas visões estereotipadas, ou até em alguns casos, assumindo seus pré conceitos existentes com relação a mulher preta.
Gostaria de agradecer a todos os comentários partilhando desse meu desabafo.
Quando decidi postar o texto no meu blog fiz questão de que ele tivesse um inicio, mas não um fim para que viesse a se transformar em um texto coletivo, de diferentes historias e opiniões. Sinto que ele vem alcançando esse proposto.
Muitos Obrigada a todos e a todas.
Preta

8 comentários:

  1. Quando li e publiquei seu post no meu blog, lembrei-me logo de minha família. Afinal, somos seis irmãos, sendo cinco homens negros, e todos se casaram com mulheres negras. Temos grande contentamento quando nos reunimos, e vemos toda a nossa negritude se reproduzir em nossas sementes. Isso não seria possível, sem os movimentos negros e o movimento BlackRio do início dos anos 1970, que contribuíram em muito para a construção do orgulho negro, entre nós. Uns mais, outros menos reconhecemos que nadamos contra a corrente, que rompemos com a ideologia do branqueamento e que pagamos um preço alto por isso, mas nada se compara ao sorriso negro estampado nos rostos de nossos filhos e sobrinhos. Somos príncipes encantados de nossas princesas negras, temos uma dinastia para contituir e um passado para nos mirar. Somos a certeza de que encontramos as mulheres perfeitas para amar.

    ResponderExcluir
  2. Desde criança via essa diferença entre eu e minhas amigas(brancas), porém não entendia.Hoje sei q para as mulheres negras a vida é mais dificil principalmente em se tratando de relacionamnto amoroso. Já fui casada com um homem branco que dizia que só casou comigo por eu ser negra, que ele gostava de mulher negra. Mentira, tudo mentira, descobri depois de muitos anos de casada que ele se envolvia com mulheres brancas. Ele queria só me usar. Eu via o preconceito estampado, ele dizia que por eu ter um emprego razoavelmente bom, eu tinha conseguido muito para uma mulher negra, entre outras coisas que ele falava.

    ResponderExcluir
  3. Só encontrei teu blog esses dias. E me identifiquei muito com teus textos. Por essa identificação, também quero deixar aqui uma dica maravilhosa de livro, que pode ajudar muita gente como nós. Encontrei o livro por acaso, é um lançamento recente, infantil e me tocou profundamente. Chama-se UMA PRINCESA NADA BOBA. Vale a pena. No mais, continue escrevendo, não pare.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sou negra de origem humilde,porem honesta,sempre batalhei com dignidade,já me relacionei com negros,nao nego minha origem para ninguem,sou a favor de qualquer uniao com amor.Hoje vivo um historia de relacionamento q causa curiosidade e precinceito:Namoro q pretendo casar com um estrangeiro,já fui ao país de origem dele e confesso q sofro muito mais com os preconceitos daqui do q lá,sempre nos olham com curioidade,sei q sou taxada como p...e já ouvi piadinhas do tipo q estou dando o golpe quando no entanto q saio para trabalhar todos os dias e luto pelo meu espaço no mercadO.O q fazer quando encontramos um amor ou paixao fora da nossa cultura,nacionalidade,raça ou cor?deixa de viver esse romance para nao fazer parte da miscigenaçao?...nao sei,mas um dia encontro as respostas,enqto isso vou vivendo e sofrendo esse triste preconceito,pois caso contrario sofrerei tambem.......

    ResponderExcluir
  5. Lindooo!!Simplesmente lindo como é bom saber que eu não estou sozinha!!Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Sou mestiça negra,branca,india,sou do brasil ,passei muito tempo sem entender o seria eu,sou negra? sou branca?,sou vira lata?,o que me define minha cor clara,meu nariz largo,meu cabelo crespo,meus olhos claros.Uma mistura que só me confundia,me achava estranha,não me encaixava.Em minha familia traços e cores diferentes.foi qdo encontrei meu marido negro pele escura ,me vi negra me livre enfim havia encontrado meu lugar,sem questionar meu destino ,me entreguei ,com ele tive tres filhos lindos,meigos felizes.Mas quão dificil foi perceber que eu era mais negra que ele,com o tempo foi perceptivel sua atrção por mulhres brancas tentei me enganar,mas cada vez mais visivel foi se tornando,decepção ,eu me perguntei o por que á Deus,me senti diminuida qdo descobri uma traição dele com uma mulher branca,entaõ entendi que nunca fui o que ele queria ,ele queria uma mulheer branca,de preferencia loira de olhos claros e eu sou só metade disso sou metade sou metade branca e metade negra ,sou metade que ele não aceita,a metade que ele não enxerga em si mesmo,È dificil acredita que existem homens que não enxergam suas mulheres negras ,mestiças pela beleza que elas tem ,foi bom ver que de alguma forma não sou a unica a pensar assim ,pois o problema não é com as mulheres negras ó problema esta nos homens na auto estima,em seu machismo,em sua insensibilidade,e na falta de amor a si mesmo.Talvez esse homem negro que um dia amei,nunca existiu,emsua falta de amor ou como auto afirmação ,me magou me fez sofrer,mas me ensinou que preciso ensinar meus filhos o que é ser realmente um homem,um homem negro,valorizador de sua etnia,das mulheres negras.

    ResponderExcluir
  7. Sou negra mestiça ou simplismente negra é como me defino ,apesar de muitos dizer que não sou negra,sobre tudo meu marido que é negro,mas me sinto mais negra que ele pois me sinto negra na alma mais do que na pele,mãe e dona de casa,me identifiquei muito com seus comemtarios,são bem oportunos,apesasr de muitos ignorar,por que é mais facil,por isso é de extrema importancia nós mulheres educamos nossos filhos ,oque é ser negro,o que é se valorizar,principalmente nossos filhos homens a valorizar as mulheres negras para que não defraudem sua dignidade sua auto estima.

    ResponderExcluir
  8. engraçado......algumas mulheres vivem falando que sao discriminadas pelos homens brancos ( que varios so as querem para uma foda) eu sou parda tenho feiçoes finas e ascendencia portuguesa ,italiana belga .indigena e africana geralmente os homens que me levam a serio sao justamente os brancos(principalmente os estrangeiros) nao estou querendo tapar o sol com a peneira sei que o racismo existe...mas sinceramente ....cada um se relaciona com quem quiser e eu prefiro me relacionar com homens brancos.....

    ResponderExcluir